Refeicoes noturnas

Faça refeições leves à noite

Faça refeições leves à noite!

O jantar é uma das refeições mais importantes do dia, juntamente com café da manhã e almoço, de um plano alimentar padrão.

Porém, nosso corpo possui um ciclo natural chamado ciclo circadiano, que regula todo nosso metabolismo incluindo digestão. Se formos levar em consideração toda uma evolução de milhares de anos podemos afirmar que a nossa fisiologia natural é de ser ativos durante a presença do sol (dia) e descansarmos na ausência dele (noite) e o que comemos durante esses períodos impacta diretamente na nossa saúde. O processo de digestão demanda grande energia do nosso corpo e isso pode ser interessante até certo ponto. É durante o sono que acontece o processo de regeneração celular (muscular, cerebral e outros ), fixação de aprendizagem, regulação dos hormônios de fome e saciedade. Então do ponto de vista biológico, não é interessante desfocar toda essa energia para digerir uma refeição “pesada”, cheia de aditivos químicos, gorduras e açúcares.

Comer alimentos leves, como carnes magras, legumes, saladas e frutas colaboram com fornecimento de nutrientes para o metabolismo e por serem naturais tornam a digestão mais fácil. Além de serem menos calóricas, o que é interessante para o emagrecimento.

Então se você é do tipo que a noite come de tudo, comece a se organizar para mudar este hábito. Coloquei aqui algumas dicas que podem te ajudar:

 

  • Procure fazer um almoço mais caprichado (com comida saudável hein?);
  • O café da manhã deve ser de rei, acredite! Comer bem de manhã com variedade incluindo carboidratos bons, proteínas e gorduras boas, ajuda regular hormônios que atuarão diretamente na fome e saciedade;
  • Caso sinta fome após o jantar, dê preferência à frutas acompanhadas de castanhas ou sementes;
  • Se não tiver nenhum tipo de intolerância ou restrição pode fazer uso de iogurtes naturais, eles são boas fontes de proteínas e carboidratos;
  • Evite fazer lanche da tarde com alimentos altamente calóricos, você sentirá ainda mais fome depois , pois terá um pico de insulina, seguido de uma baixa abrupta, o que pode gerar uma necessidade urgente de energia rápida e aumentar a fome;
  • Se hidrate durante o dia, o nosso corpo é sábio e nos sinaliza as necessidades. Acontece que à noite, a tendência é estar muito cansado e confundir sede com fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *