Como congelar corretamente os alimentos
Manter uma alimentação saudável tem se tornado cada vez mais difícil devido a rotina agitada que vivemos. Uma excelente solução é armazenar comida congelada afim de evitar o consumo de alimentos ultra processados e fast food, são tentadores e soluções rápidas na correria do dia a dia.
Existe uma enorme diferença entre comprar alimentos prontos congelados em supermercados e armazenar comida caseira congelada, pois temos a garantia na qualidade do alimento ingerido, tanto no sabor, quanto na qualidade de nutrientes e benefícios à saúde.
A pergunta que nunca se cala: alimentos perdem nutrientes quando congelados?
Se formos comparar ao alimento fresco, feito na hora, realmente existe uma diferença sim.
Porém muitos alimentos, se congelados de forma correta, podem oferecer ainda nutrientes e sabor após o processo de congelamento e descongelamento.
Sobre os nutrientes contidos nos alimentos, existe uma pequena perda que vai variar de um alimento para outro. Entre uma comida caseira congelada e reaquecida, e um fast-food, ingerido rapidamente no almoço, a comida congelada torna-se uma opção bem melhor!
Dicas para o correto congelamento de alimentos:
Embalagens: potes de vidros preferencialmente, potes plásticos (livres de BPA- Bisfenol A), sacos plásticos herméticos próprios para freezer e micro-ondas.
Identifique: coloque o nome de cada alimento ou preparação, data que foi congelado e data de validade. Use caneta permanente ou etiquetas para facilitar.
Validade dos alimentos congelados: o ideal é que o alimento ou preparação seja consumido no máximo em 30 dias após congelamento, garantindo textura e sabor.
Evite congelar os seguintes alimentos: existem alimentos que perdem textura e sabor e não é indicado o congelamento como: ovos, vegetais com muita água como tomate, alface, rúcula e pepino, queijos brancos , iogurtes, creme de leite, batata inglesa tradicional (em purê pode congelar), gelatinas e maioneses.
Descongelamento: retire o alimento do freezer/congelador e coloque diretamente na geladeira 24 horas antes do consumo. Dessa forma ocorre o descongelamento uniforme. Se estiver com menos tempo, pode fazer o processo através do banho maria: coloque o recipiente com o alimento congelado dentro de uma panela com água, e leve ao fogo (garanta que esteja bem fechado). O uso do micro-ondas está liberado, porém com alto aquecimento o alimento acaba cozinhando um pouco mais. Uma vez descongelado não congele novamente esse alimento pois existe risco de contaminação.
Processo para cada tipo de alimento:
Alimentos crus: para alimentos como as carnes, remova da bandeja de supermercado e coloque em potes ou sacos herméticos (retirando todo o ar ao embrulhar);
Comida já pronta: espere a comida esfriar e coloque para congelar em pequenas porções, se possível. Isso torna o processo de congelamento mais rápido e também será mais fácil para descongelar;
Vegetais: antes de iniciar a preparação é necessário higienizar adequadamente os vegetais (com hipoclorito de sódio) e retirar as partes machucadas dos alimentos. Depois, se faz necessário realizar o branqueamento desses alimentos, que consiste em colocar o vegetal na água fervente ou no vapor, até que fique na textura que você gostar, e depois colocá-los num recipiente com gelo para interromper o cozimento. Lembrando que para o congelamento é preciso escorrer a água e secar com um pano de prato limpo ou papel-toalha. Após esse processo, eles podem ser congelados;
Arroz e feijão: podem ser congelados prontos (cozidos e temperados);
Carnes e aves: podem ser congeladas prontas ou cruas. Lembre-se sempre de congelar em pequenas porções, para depois descongelar somente o que será consumido.