OMega 3 importancia

A importância do consumo de ômega 3 para sua saúde

O ômega 3 possui diversos benefícios, sendo um deles o auxílio na regulação do funcionamento de praticamente todo o organismo. No entanto, apesar de conhecermos seus benefícios, ainda existem dúvidas sobre o que é e o que exatamente ele faz para ajudar na nossa saúde. 

O ômega 3 faz parte do grupo de ácidos graxos que não são produzidos naturalmente pelo corpo, mas que é essencial para nossa sobrevivência. Por isso precisamos estar atentos ao consumo regular de alimentos ricos em ômega 3 e/ou na necessidade de suplementação alimentar. Em geral, existem 3 tipos de ômega 3 que podemos ingerir: ALA, EPA E ETA. 

 Mas nutre, qual é o melhor? 

 O ALA, que é o ácido alfa-linolênico, é o mais comum na alimentação cotidiana e está presente em todas as nozes e nos frutos do mar. Sua principal função para o organismo é a de fornecer energia. 

O EPA, conhecido também como ácido eicosapentaenoico, é encontrado em produtos de origem animal e acaba gerando DHA para o corpo (um ácido que compõe os tecidos do cérebro, olhos, pulmões, fígados, etc.). Isso quer dizer que atua diretamente nos tecidos de órgãos vitais. 

O ETA, ou ácido eicosatetraenoico, é o mais difícil de encontrar na natureza e tem alto poder de combater inflamações em todo o organismo. 

 Não existe o melhor, por isso, o ideal é consumir os alimentos em natura e suplementar o ômega 3 quando necessário, priorizando a presença do ETA. Assim conseguimos obter todos as 3 variantes que, como vimos, têm funções muito importantes. Outros benefícios do consumo de ômega 3 são:  

  • Prevenção e combate de doenças cardiovasculares;  
  • Auxilia no tratamento de doenças crônicas;  
  • Auxilia o sistema imunológico;  
  • Ajuda a prevenir os coágulos no sangue;  
  • Melhora a libido;  
  • Ajuda na saúde de cabelos, pele e unhas; 
  • Auxilia no equilíbrio dos hormônios femininos;  
  • Aumenta os níveis de dopamina, melhorando o humor. 

 Contudo, ômega 3 deve ser consumido com moderação, pois altas doses podem inclusive atrapalhar seus bons efeitos. 

 A Nutre indica: 

  • Consumo de peixes entre duas a três vezes por semana. O ideal é procurar por: salmão, robalo, cavala, arenque, sardinha e atum.  
  • Aos vegetarianos: consumir linhaça, sementes de chia e nozes para tentar substituir. Assim como o óleo de algas, que é excelente fonte de ômega 3. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *