O consumo de carboidratos ainda é um grande tabu dentro da sociedade. Para a nutrição, no entanto, não restam dúvidas de sua importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Ainda assim, para quem está começando ou até mesmo já a caminho de sua jornada de alimentação saudável, fica a pergunta: quais carboidratos devo priorizar, Nutre?
- Comece o dia com grãos inteiros: Experimente um cereal quente, como a aveia em flocos finos/grossos ou um cereal que enumere primeiro um grão integral na lista de ingredientes e que tenha baixo teor de açúcar. Uma boa regra de ouro: Escolha um cereal que tenha pelo menos 4 gramas de fibra e menos de 8 gramas de açúcar por porção.
- Use pães integrais para o café ou lanches: Está confuso sobre como encontrar um pão integral? Procure um pão que indique como primeiro ingrediente trigo integral, centeio integral ou algum outro grão integral – e ainda melhor, um que seja feito apenas com grãos integrais, como o pão integral de trigo integral a 100%.
- Olhe também para além do corredor do pão: O pão integral de trigo é muitas vezes feito com farinha finamente moída, e os produtos de pão são muitas vezes ricos em sódio. Ao invés de pão, experimente um grão inteiro em forma de salada, como arroz integral ou quinoa, tanto para o almoço quanto para o jantar.
- Escolha fruta inteira ao invés de suco: Uma laranja tem duas vezes mais fibra e metade do açúcar de um copo médio de suco de laranja. Caso escolha consumir sucos, dê prioridade aos que são feitos com mix de frutas e vegetais, assim como seu consumo sem coar.
- Não coma só batatas, explore as opções de cereais, vegetais e leguminosas: O feijão e outras leguminosas como o grão-de-bico, por exemplo, também fornecem uma dose saudável de proteína. Ainda, temos o cará, o inhame, a mandioca, os diversos tipos de arroz etc. Explore a diversidade alimentar que a natureza nos oferece!