Alimentos Light, Diet e Zero estão liberados à vontade no emagrecimento?
Primeiramente, é importante entender a diferença entre cada tipo de alimento e o que diz a lei sobre a rotulagem deles.
Light : de acordo com a ANVISA ( órgão que fiscaliza e regulamenta a rotulagem de alimentos) o alimento para ser considerado light, precisa ter uma redução de no mínimo 25 % de algum ingrediente comparado a receita original.
Por exemplo: em uma receita de pão de queijo pode haver uma redução de 25% do óleo de soja. Isso não significa necessariamente, que este produto tem valor calórico ou de gorduras reduzidas, como a maioria das pessoas imagina.
Diet: a ANVISA determina que para o alimento ser considerado die, deve ser retirado algum ingrediente do original, não necessariamente açúcar. Em casos de produtos com a retirada de açúcar, ele pode ser substituído por outro tipo de açúcar, e é aí que mora o perigo.
Na maioria dos produtos Diet, o açúcar refinado é substituído por Malto dextrina por exemplo, que também tem um grande impacto glicêmico.
Zero: precisa ter a exclusão total de algum ingrediente, sem substituir por outro. Porém é preciso estar atento. A maioria dos produtos “zero” são ricos em sódio ou outros tipos de aditivos químicos prejudiciais à saúde.
É claro que, vez ou outra, fazer uso desses alimentos não irá fazer mal, porém é comum no processo de emagrecimento, em busca de uma alimentação saudável as pessoas apenas fazerem o que chamamos de “trocarem de prateleira!”, no supermercado saem da prateleira de alimentos comuns e trocam pelas prateleiras com produtos diet, light e zero. Quando na verdade devemos desembalar menos e descascar mais . Os produtos industrializados devem ser minoria no carrinho de compras.
Quanto mais alimentos de verdade consumimos, mais saúde nós temos.
Frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, castanhas e sementes contribuem na saciedade, fornecem nutrientes incríveis para nosso organismo, possuem menos calorias. Então a Nutre sempre recomenda que o uso de produtos industrializados, até mesmo com rótulos com apelo saudável, sejam consumidos em menor quantidade e quando realmente não for possível comer algo natural. Não focar em nutrientes saudáveis no processo de emagrecimento pode te levar a queda da sua imunidade, dificultando o processo ou até mesmo te fazendo desistir. Lembre-se: emagrecer de forma saudável é a melhor estratégia.